quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PAPO SÉRIO!

Nem preciso dizer que esse é um dos assuntos mais comentados dos últimos dois dias, né? E também não preciso explicar do que se trata, pois a própria foto já virou ícone da notícia! Clique aqui para ler.


Pois é... quando a foto passa a ser motivo de piadinhas e a "bombar" no facebook (até por quem não é da área) é porque o "trem tá feio"!

E é por isso que resolvi trazer essa polêmica para o Sereníssimo hoje! Para expressar minha indignação diante do fato, que considero um verdadeiro CRIME! Crime contra a arte, a história, a igreja e o patrimônio!

E não deve ser considerado um crime menor só porque não se trata de tráfico, sequestro ou assassinato. Ok, o enquadramento pode ser diferente, é óbvio, mas é igualmente um crime! E deve ser punido!

Daí surgem os comentários: "Ah, coitada da velhinha..." Coitada por quê? Por que ela é velha? Por que teve boas intenções?

Ah, faça-me o favor! O que dá pena não é a atitude da idosa, mas sua ignorância... Dela e de todas as pessoas que veem a arte, a cultura, a história e o patrimônio como "qualquer coisa" e parecem desconhecer o significado da palavra Respeito. Sim, "mexer" nas coisas dos outros é falta de respeito e de educação!

Não foi isso que nossos pais nos ensinaram desde criança? Imagine se fosse com seu objeto de maior afeto? PENSE NISSO!

Não sei como terminar esse texto, mas enfim, acho que polemizei um pouco, mas principalmente desabafei e falei o que penso...

E enquanto a Restauração não for tratada com respeito, como um trabalho sério e científico, jamais vou perder minha capacidade de me indignar!!!

Boa quinta-feira...

Crédito: Folha


8 comentários:

  1. "Cada um no seu quadrado." - diria o filósofo.

    ResponderExcluir
  2. Aahhhh, que é isso? é piada espanhola?
    Polemize mesmo e desabafe. Chega de aceitar tudo q os "velhinos" indefesos aprontam.....
    bjks
    http://gaspinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. visivelmente não ocorreu um trabalho de restauração, e sim de modificação geral da obra. mesmo sem entender de restauração, penso que o trabalho seria de preencher essas partes brancas que já não existiam no original. realmente foi um assassinato a obra de arte, porém eu consigo entender o momento crucial dessa senhora que colocou tinta demais sobre a superficie e teve que ir modificando tudo para que ficasse "coerente" com o que começou, porém ela não pensou em ser coerente ao que já existia. até o desenho do pergaminho ficou errado na disposição. bom.. tô com pena dela sobre a cama com crise de ansiedade por causa disso. já matou uma obra de arte , agora vai matar uma pessoa por causa disso? a consciencia pesada já a pior coisa que alguém pode carregar. ela já tá sentindo o fardo do que fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia! Não sei se a consciência dela pesa tanto assim viu... A última notícia que vi sobre o assunto, dizia que ela está querendo cobrar direitos autorais sobre a "obra de arte" dela. Lamentável! Mais um motivo para ter certeza de que ela não entende nada de restauro...
      Obrigada pela participação! Bjs

      Excluir