sexta-feira, 1 de março de 2013

HISTÓRIA DA BELEZA (OU QUE BELEZA DE HISTÓRIA!)

Se hoje temos um mundo maravilhoso, moderno e infinito de cosméticos, temos que agradecer aos nossos antepassados! Desde sempre há "inventores-sem-querer" que não medem esforços para atender às exigências femininas! Confere aí a origem e algumas curiosidades sobre nossos cosméticos favoritos!

Esmaltes - as primeiras unhas pintadas apareceram na China, século 3 a.C. A cor das unhas indicava a posição social da pessoa que usava. Por exemplo, os reis usavam preto e vermelho. Os primeiros esmaltes eram feitos com goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelha.



Xampu - em 1890 foi produzido, na Alemanha, um "detergente" para lavar os cabelos. Porém, o produto só passou a ser comercializado oficialmente após a Primeira Guerra.



Pó facial - há relatos de que cerca de 4000 a.C., na Grécia antiga, as mulheres utilizavam uma espécie de pasta cremosa feita à base de leite animal e pó de chumbo, para clarear o tom da pele. Por conter chumbo, sua utilização acabou por causar várias mortes prematuras.



Blush - o "rouge" - vermelho, em francês - era feito de amoras e algas marinhas e sua cor extraída de sulfeto de mercúrio, um mineral vermelho. No século 18, Alexander Bourjois criou um pó fino à base de frutas vermelhas e beterraba. Em tempo: blush, significa rubor, em inglês.



Perfume - 2900 a.C., os mortos egípcios eram enterrados com jarros de óleo perfumado e mil anos depois os egípcios aplicavam uma espécie de massa de gordura perfumada no corpo. No império romano, o perfume era também ingerido (puro ou no vinho) para melhorar o hálito. No século 9, os árabes descobriram a destilação da água de rosas e finalmente, no século 14 na França, o álcool foi incorporado como principal veículo das fragrâncias e estabeleceu-se de vez o ramo da perfumaria.



Batom - nosso queridíssimo batom é utilizado desde a antiguidade pelas prostitutas, que pintavam a boca de vermelho como sinal de que estavam disponíveis para sexo oral. Há quem diga que o formato foi inspirado no órgão masculino, para estimular a venda, já que ao tocá-lo na boca, causaria grande prazer. Enfim, o batom foi, é e sempre será sinônimo de sedução e poder!



Rímel - Criado por Eugene Rimmel no século 19, foi modernizado por T.L. William em 1917, com uma mistura de vaselina e pó de carvão, atendendo ao pedido de sua irmã Maybel, que queria um produto mais prático de usar. O produto fez tanto sucesso que William criou a Maybelline Company, uma das maiores empresas de maquiagem até hoje!



Quer saber? Gostei de tudo que aprendi!
Agradeço a sugestão do post, enviada pela Lucia!
Ah, e obrigada também aos "Professores Pardais" que fazem nossa vida mais linda!!!











Crédito: Reprodução

4 comentários:

  1. Tá demais esse Sereníssimo! Eu já tinha amado o Post dos perfumes...e agora este aqui...demais! Adorei,Flávia....muito legal.Juntar história com curiosidade fez ficar muito interessante e amei as fotos!bjs,Dri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Dri! Eu também adorei! Quero pesquisar mais e mais... e quem sabe fazer um "número 2" desse tipo... Beijo!

      Excluir
  2. Nossa, que legal! Adoro encontrar blogs que saiam do "baisicão". Só não sei como assinar a newsletter, não encontrei o local.
    Beijinho!

    www.dicasdamag.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mag! Muito obrigada pela sua participação! Que bom que gostou do Sereníssimo... entre e fique à vontade!!! Beijos

      Excluir