sábado, 10 de novembro de 2012

A BELEZA DE CADA UM



Desde que me tornei sereníssima, tenho prestado mais atenção a um tema sempre presente aqui no blog: beleza!

Daí, dias atrás, ou melhor, meses atrás (estou sumida, né?!), estava lendo uma revista feminina à procura de algum assunto bacana pra gente conversar aqui e, página a página, fui me... cansando! O tempo todo o discurso está ali, implícito: “Você está feia. Você não se cuida direito. Está acima do peso.” Céus, tudo ali era pura opressão, desde a receita do bolo diet de aniversário (eu, hein!) até as fotos da atriz da novela usando um micro biquíni e contando como ela sobrevive a base de suco, salada e barrinhas de cereais (sei!). Aliás, foi justamente nessa hora que eu desisti de desfolhar aquelas páginas: de acordo com a matéria, a atriz tem a minha altura e meu peso, mas a foto mostra um corpo tão diferente do meu, tão retocado, tão “impossível” que deu preguiça – vaias para o Photoshop!

Desde então, tenho refletido muito sobre essa “cultura da beleza feminina na modernidade” e em sua contraditória insistência em não valorizar as mulheres como elas são. Que condição é essa? De onde inventaram tantas regras, tantas definições? “Você deve fazer isso, você não pode fazer aquilo.” Quem disse?! E, pior, por que as mulheres têm aceitado esse discurso de cobrança e insatisfação? O que ganham com isso? Neuras e mais neuras? Vale a pena viver assim?

E tem mais: todo mundo é bonito, cada um tem sua boniteza, ainda que ela não seja parecida com a da modelo da revista - aliás, pessoalmente, nem a modelo da revista se parece com a modelo da revista! A beleza de cada um está mesmo no olhar de quem vê. Eu, por exemplo, só tenho amigos bonitos. Agora, as pessoas por quem sinto alguma antipatia não são lá grandes coisas!!! Brincadeiras à parte, beleza tem a ver com a forma como a gente vê o outro, como a gente percebe seu jeito, como a gente nota que aquele nariz meio tortinho até combina com os olhos lindos que nossa amiga tem; que nosso amigo está engordando, mas segue bonito e gente boa!

Vamos desencanar, pessoal! Vamos nos preocupar com nossa saúde, com nossa alegria, com nossa leveza! Vamos nos sentir bem com nosso corpo, entender que ele exprime harmonia do jeito que é... Vamos nos cuidar, mas vamos nos gostar também! Beleza não é um projeto, a gente tá linda agora mesmo! Você não precisa estar “impecável” pra ser feliz! Uma espinha no meio da testa não te impede de viver uma noite deliciosa junto aos amigos! Não é crime sair de casa com uma roupa simplesinha só porque você não está com vontade de investir em uma mega produção para ir ao mercadinho – ou a um restaurante, e daí?!


Todo mundo tem sua beleza. E o melhor acessório, aquele que é recomendável usar o tempo todo, é seu sorriso! Esse sim ilumina o rosto e, mesmo sem aquele batom caríssimo, última-moda-em-Paris, vai te deixar (ainda mais) linda!




Crédito das imagens: Capricho rosa e Cá entre nós dois


Beijos e pedidos de desculpas pelo sumiço da



8 comentários:

  1. "A beleza que existe no seu olhar,
    Vem de dentro e jamais vai sumir."
    Beijos
    *Diva*

    ResponderExcluir
  2. AMEY o post!!!
    Lindíssimo e inspirador!!
    E digo mais: penso igualzinho!!!!

    Miiiiiil beijos, amigas lindas e serenas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sarah!
      Leveza para as mulheres, naturalmente lindas!
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Porque tudo que é natural é mais belo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim!

      E a gente é linda mesmo quando acorda ou depois que sai do banho!

      Excluir
  4. Tão bom saber q mais alguém pensa como nós....Concordo 100%.
    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaspinha!
      Quase demorei pra te responder!!! Sem internet + mil ocupações = Elô enrolada!
      Que bom que pensamos parecido! Dá mesmo uma sensação de leveza pensar assim, né?
      Muitos beijos!!!

      Excluir