quinta-feira, 1 de novembro de 2012

NA BIENAL...

...ou Final de semana em São Paulo (Parte 1)

Todo mundo já sabe que eu AMO arte! Mais que uma pequena tatuagem no braço, a arte está no meu sangue! O que pouca gente sabe é que arte contemporânea NÃO é minha favorita, mas gosto de ver e acompanhar... Afinal, bienal é bienal né!? Não dá pra estar em Sampa e não visitar...

A Bienal de São Paulo está entre as maiores do mundo e esse ano apresenta sua 30ª edição. Desde 1951 o evento procura investigar a produção cultural contemporânea e como se insere no contexto internacional. O tema desta Trigésima é "A Iminência das Poéticas".


 Infelizmente não dá pra mostrar tudo aqui, pois o pavilhão é gigantesco e também porque não gostei de tudo que vi... Selecionei sete obras que achei mais interessantes, sempre do ponto de vista estético, pois o que me chama a atenção nesse tipo de obra é sua beleza (ou feiúra) e estou longe de ficar decifrando conceitos.


David Moreno, 1957 - Estados Unidos.
Gostei da frase que define essa obra: "A figuralidade do som e a sonorização da imagem".





Hans Eijkelboom, 1949 - Holanda.
Ele retrata pessoas em ruas de diferentes cidades do mundo, identificando padrões e criando séries de imagens.



Nydia Negromonte, 1965 - Peru. Vive em Belo Horizonte, Brasil.
Não entendi muito bem o conceito, mas adoro essas obras que "acontecem" e se transformam ao longo da mostra.


Sigurdur Gudmundsson, 1942 - Islandia. Vive em Amsterdã, Holanda e Xiamen, China.
Gostei da forma como ele retrata a relação do homem com seus objetos e com o ambiente em que vive.



Nino Cais, 1969 - São Paulo.
Não preciso ficar filosofando (embora caiba). Gostei dessa obra pelas fotos, pelos objetos, pelo colorido, pelas instalações e por ser de um brasileiro. Simples e linda!



Ambroise Ngaimoko (Studio 3Z), 1949 - Angola. Vive em Quinxasa, Rep. Democrática do Congo.
Dispensa comentários né? É muuuuito "style" em poucas imagens...

Abafa a cara de calor da pessoa!

Allan Kaprow, 1927 - Atlantic City (EUA) - 2006 - Encinitas (EUA).
Claro que eu tinha que interagir! O que eu estava ouvindo? Vai à Bienal e confere pessoalmente... hahaha! 


Quem tiver oportunidade, vale a pena visitar!!! A entrada é gratuita e fica em cartaz até 09 de dezembro de 2012 no Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema - SP/SP. Para mais informações, acesse aqui. Ah, é permitido fotografar tuuudo (sem flash)!

Com certeza essa ida relâmpago à São Paulo vai render outras postagens... tem mais arte, gastronomia e comprinhas, aguardem! Mas por hoje vou parar senão o post fica gigante e todo mundo tem preguiça de ler. hehehe

Beijos!!!







Créditos: Reprodução, Acervo Sereníssimo
Pesquisas: Trigésima Bienal, Folha
PS: CLIQUE NAS FOTOS PARA VER EM TAMANHO MAIOR.

4 comentários:

  1. Adorei as fotos do holandês Hans! Eu tenho mania de "classificar" as pessoas que vejo rua afora e, pasme!, ousei pensar que a esquisitice era exclusividade minha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa obra é muito interessante mesmo! E enorme... ocupa uma parede de aproximadamente 10 metros do comprimento!
      Ah, não acho esquisitice não, todo mundo faz isso, mesmo que sem perceber...

      Excluir
  2. Legal, adorei!
    A Bienal é divertida. rsrss

    ResponderExcluir